As inovações tecnológicas e as demandas do mercado, vindas de um novo consumidor, agora mais conectado, têm pressionado as empresas a desenvolverem novas competências, que antes não eram tão relevantes para a competitividade no mundo dos negócios. É um novo posicionamento que deve ser adotado por quem quer ser competitivo.

As exigências vão desde investimentos em software para gerar informações com mais eficácia e rapidez para a tomada de decisões; passando por treinamentos e capacitações para o desenvolvimento dos colaboradores, que faz a diferença na entrega dos produtos e serviços ao cliente; indo até novas competências para acompanhar a constante modificação no cumprimento das obrigações tributárias aos órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

Estas competências agregam valor e geram diferencial. Uma grande parte dos clientes, sempre atentos, quando compram um produto ou serviço, pretendem manter um relacionamento duradouro com a empresa. E em um relacionamento é muito importante saber quem está do outro lado, concorda? Pois é, nas compras pela Internet isso é ainda mais importante pois a pesquisa antes da compra já é praxe por parte dos internautas.

Trabalho em uma empresa que tem se preocupado com todos esses pontos. Tem investido em software e buscou um dos melhores ERPs do mundo para que o time possa ter respostas rápidas. Somos constantemente treinados e estimulados a desenvolver competências alinhadas aos processos e temos a constante preocupação com a integridade das obrigações.

É legal perceber que você está em uma empresa “ficha limpa”. Os clientes, o país e a sociedade esperam isso e esse é nosso papel como colaboradores. Valores como sinceridade, atitude, postura, são pilares que devem sustentar o relacionamento confiável que mencionei. Somos colaboradores e cidadãos e queremos um país melhor. Nosso cliente merece isso.

Na área de controladoria nosso desafio se renova a cada dia. A RFB (Receita Federal do Brasil) e outros órgãos em diferentes esferas têm lançado novas declarações com constantes mudanças na tecnologia e um nível de especificidade nas informações nunca antes encontrado. Isso exige mais controle, mais critério e mais assertividade dos profissionais da nossa área.

Para evitar transtornos e atrasos, além do planejamento a minha sugestão é que as empresas busquem cursos, palestras e a troca de experiências com outras empresas, gerando informações complementares necessárias para o domínio do processo e sua execução no tempo esperado. Empresas modernas não podem delegar a sua competitividade a terceiros.

Quando se trabalha em uma empresa que valoriza a busca constante por melhorias, o incentivo ao estudo e a busca pelo conhecimento, essa motivação é transferida positivamente para os clientes. Eu tenho certeza, ao pensar no longo prazo, que essas atitudes são o caminho para execução daquela que é a missão da SAN Internet: Transcender.

Vamos pensar o seu negócio no longo prazo? Avalie o seu caminho.