Por que realizar backup do meu Site?

Falar em backup não é algo fácil, sempre vem na lembrança aquele momento em que não obtemos o Backup - quem nunca sofreu com a tarefa árdua de recuperar aqueles arquivos de seu Website hackeado ou aquele dump corrompido do Banco de Dados, sem esquecer, da pressão do cliente em cima, com toda a razão. O Backup é tão importante quanto a nossa alimentação, ele deve ser gerado diariamente. Precisamos manter um ciclo contínuo de vida de nossa informação, além claro, de monitorar e armazenar em local seguro. Por diversas vezes colocamos demasiada informação exposta, sem nenhuma segurança de armazenamento, informações importantíssimas de Sistemas Web, Websites, E-commerces e vários grandes projetos, estes que geram a nossa riqueza diária, o “pão que colocamos na mesa”, está aqui a comparação do Backup com nossa alimentação, é vital.

Mas, porque realizar backup na nuvem (em cloud)?
Realizando um backup em nuvem, obtemos diversos benefícios como:

Disponibilidade: Seu backup estará disponível via internet e pode ser acessado de qualquer local, seja conectado de um(Notebook, Desktop, Smartphone ou Tablet).

Flexibilidade: Não importando o tamanho de seus dados, o backup em nuvem sempre vai atender a sua necessidade gradativamente.

Acessibilidade: Ao mesmo tempo em que o backup na nuvem é flexível para atender qualquer porte de empresa, ele é acessível. Ou seja, a empresa que realiza os backups na nuvem gasta proporcional aos recursos que ela utiliza, eliminando a necessidade de realizar altos investimentos em hardware, logística, espaço físico etc.

Segurança: O backup em nuvem, permite salvar a informação da organização em local seguro contra furto ou desastre natural, garantindo segurança extra à informação crítica do negócio.

Centralizado: Para empresas distribuídas geograficamente, o backup em nuvem padroniza e centraliza a informação, em caso de algum disaster recovery de alguma filial, essa informação é facilmente localizada e o reestabelecimento é extremamente rápido.

Qual a melhor recomendação para uma rodada de Backup do Site?
- Backup deve ser armazenado em Infraestrutura externa, diferente de onde seu site está hospedado.
- Backup deve obter uma agenda de processamento (diariamente, semanalmente...)
- Backup deve obter a possibilidade de armazenar gerando diversas versões.

Tudo isso dito, saiba que ealizar um backup pode ser uma tarefa natural e fácil, desde que você utilize uma aplicação como o Cloud SiteBackup da SAN pois você possui todos os benefícios mencionados acima.  Além de armazenar os Backups na plataforma da Amazon (AWS), com os dados critptografados e distirubídos ao redor do mundo, o cliente mesmo pode  configurar qual a retenção (cópias) desejada de seu backup, agendamento á qualquer hora ou simplesmente realizar um backup sob demanda - com o restore 1-click.

Enfim, quem já perdeu informações e não teve possibilidade de as recuperar sabe que o backup é muito valioso sendo, portanto, um procedimento altamente recomendável e vital para o seu negócio.

Sobre o Autor

Jean Dias trabalha no suporte técnico da SAN. Quando não esta trabalhando, adora prestigiar uma boa cerveja artesanal, praticar paintball e curtir a família e amigos.

Técnico em Informática e acadêmico do curso de Gestão de TI - Unisinos.

Compartilhe esse post

Comentários (0)

Deixe um comentário