Imagine que você tem um negócio: uma loja, escritório ou um mercado por exemplo. Com certeza a sua empresa, independente do ramo de atuação, possui um nome e está situada em um determinado endereço.

O local não é seu e, portanto você paga aluguel para a utilização do mesmo. Dentro do seu estabelecimento estão todos os materiais e documentos necessários para que você consiga trabalhar.

Uma hospedagem de site é como o local físico do seu negócio onde um pequeno aluguel é cobrado para manter os arquivos do seu site, seus e-mails e banco de dados armazenados além de tornar o seu site disponível na rede mundial de Internet. Para que seu site seja visível na internet, a contratação da hospedagem e o registro de um domínio são requisitos mínimos que devem ser atendidos.

Ok entendemos para que serve uma hospedagem de sites, mas por que meu negócio precisa ter um site na Internet? A resposta para esta pergunta se resume em uma palavra “expandir”. Através da internet é possível fazer com que um maior número de pessoas conheça sua empresa, sua marca, seus valores e seus produtos. A barreira da distância física é rompida, pois você atingirá gradativamente pessoas da sua região, seu Estado, seu País e do mundo inteiro.

Outro ponto importante que reforça ainda mais o conceito de expandir são as tecnologias disponíveis para a internet que podem ser utilizadas no seu site como complemento permitindo, por exemplo, a integração com redes sociais. Imagine que você recebeu um novo produto em sua loja física e o cadastrou na sua loja virtual, logo em seguida você compartilhou em uma Rede Social. Em poucos minutos centenas ou até milhares de pessoas já podem ter visto seu novo produto e acessado seu site.

Brevemente falamos sobre hospedagem de sites e por que é importante ter um site na internet. Apesar de utilizarmos exemplos simples, para pessoas que não são da Área de Tecnologia da Informação, existe uma grande dificuldade para entender os diversos conceitos e tecnologias que envolvem ter um site publicado na internet, o que em muitos casos, faz com que pequenos empresários deixem a “ideia” de ter um site para seu negócio em último plano.

Então não deixe a ideia de ter um site para o seu negócio em segundo plano. Registre um domínio, contrate uma hospedagem e publique seu site na internet.