Cuidado! Porque o seu servidor pode estar arruinando o SEO do seu site

Parece que não, mas a velocidade do servidor e do seu site afeta diretamente o seu SEO. Segundo o maior buscador do mundo, Google, a velocidade de seu site é um dos múltiplos fatores levados em consideração para rankeamento de seu site no Google.

seo-otimização-para-mecanismos-de-pesquisa

 

De que forma o servidor pode prejudicar o SEO do seu site?

O tempo de resposta é um tema pouco comentado nos fóruns da internet, por este motivo vou escrever quais as maneiras pelas quais o seu site pode ser afetado negativamente pela alta latência.

 

  • O Google não gosta de sites que demoram para abrir

Se o seu objetivo é ficar bem colocado nas buscas, compreenda que o Google pune sites lentos. Segundo as sugestões dadas pela empresa, a latência máxima não deve ultrapassar 200 ms. Sites que demoram 10 segundos ou mais para carregar são impactados diretamente.

 

  • O Público não tem paciência em esperar o site carregar

Essa dica vai principalmente para quem almeja ter um e-commerce. Lojas fazem constantes procuras ao banco de dados, e um site com alta latência pode afetar a experiência do cliente. Nesse tipo de concepção o mais indicado é que se tenha um servidor o mais perto possível dos consumidores, pois quanto mais próximo, menos o atraso afetará a latência do sistema.

Como funciona CDN

A SAN utiliza a tecnologia que se chama CDN ((Content Delivery Network ou Rede de Entrega de Conteúdo) e pioneiro neste segmento é o CloudFlare.Ou seja, é espalhado servidores por todos os continentes e assim não importa aonde o seu site esteja hospedado. Ele sempre terá um tempo de resposta menor.

Performance site

 

O que fazer para melhorar a performance do seu site?

 

  • Otimize as imagens

As imagens costumam ser os arquivos mais pesados de um site, por isso você precisa dar uma atenção redobrada a elas. Minha dica é otimizar suas imagens utilizando a solução do site tinypng.

 

  • Abandone recursos desnecessários

Analise todos os plugins, extensões e scripts externos. Estes na maioria das vezes utilizam mais recursos do que realmente precisamos.

Então verifique a estrutura e deixe ativo o que é realmente relevante.

 

  • Contrate uma hospedagem de sites de qualidade

Neste item vou ter que citar a SAN.

Dentre tantas empresas que vendem hospedagem no Brasil, somos a única empresa brasileira a possuir o selo Elastic Sites. É um projeto internacional patrocinado por gigantes da indústria como CLOUD LINUX e cPANEL, que atestam empresas de hospedagem - normalmente baseadas em cloud.

São validadas empresas que permitam com que seus clientes hospedem seus sites e e-commerces, permitindo que na própria hospedagem o cliente consiga escalar - ampliar - recursos como processador, memória, disco, etc. à medida que seu negócio cresce na rede.


Dicas de SEO para otimizar seu blog


Se este artigo te ajudou, compartilhe para seu amigos, pois com certeza poderá ajuda-los também. :D  

 

Sobre o Autor

Guilherme Vargas trabalha como Consultor de Relacionamento na SAN. Quando não está trabalhando, adora ler e participar de grupos relacionados a tecnologia, também curte jogar vídeo game. Tem como hobby fotografia.

Graduando em Sistemas de Informação - URI Santo Ângelo.

Compartilhe esse post

Comentários (0)

Deixe um comentário