Como saber se um site é seguro?

Cada ano que passa aumenta substancialmente o número de pessoas que utilizam a internet para realizar pesquisas, compras, transações bancárias, entre outras atividades. Porém a grande maioria não possui a prática de conferir se o site que está acessando é seguro ou não.

Essa percepção de qual site é ou não seguro impede que o cliente caia em golpes de endereços incorretos ou que seus dados sejam gravados de forma insegura, de modo que uma pessoa maldosa possa acessá-los para diversos fins.

Nesse artigo vamos passar algumas dicas básicas para melhorar sua navegação e saber se o site ou loja virtual é realmente seguro. Como saber que o site ou loja virtual é segura?

Valide se o site ou loja virtual apresenta um cadeado em seu endereço

 

Ao acessar um site verifique inicialmente se este possui um cadeado verde na barra de navegação! Esse cadeado é chamado, de forma técnica, de Secure Socket Layer (SSL). Este certificado SSL estabelece uma criptografia que protege os dados digitados no site, tais como dados cadastrais ou bancários.

Um site que possui SSL cria uma espécie de chave de segurança, conhecida como criptografia, de modo que se um terceiro conseguir acessar seus dados ainda assim ele não será capaz de interpretá-los.

Atualmente os certificados SSL possuem vários modelos que apresentam características diferentes na validação de um site, podendo apresentar um cadeado verde ou apresentar além do cadeado o nome da empresa na cor verde. Cada tipo possui um nível diferente de segurança que protege e demonstra a autenticidade, garantindo uma navegação e inserção de dados mais segura.

 

Aparência do site é importante

 

Outra dica é analisar a aparência do site. Apesar de não ser uma regra, o visual é importante para fazer com que você se sinta confortável para realizar a navegação e/ou compra.

Verifique se a empresa divulga sua localização, número de contato ou outro meio para que você possa falar com alguém. Se você estiver querendo comprar algum produto ou serviço em uma loja virtual preste atenção se o endereço físico, CNPJ ou CPF, e-mail ou formulário de contato são apresentados.

Essas informações são vitais para você pesquisar mais sobre a empresa e ter uma garantia maior no momento de realizar a compra.

 

Como saber que o site ou loja virtual é segura?

 

Verifique o endereço do site

 

Existe um risco que muitas vezes passa despercebido. Você sabe qual o endereço correto do site ou loja virtual que está acessando ou procurando?

Em muitos casos você acaba pesquisando algum produto ou serviço e é direcionado para o site, o que aumenta a distração para você não prestar atenção no endereço deste site.

Por esse motivo é importante conferir o endereço do site e validar os itens de segurança mencionados acima. É normal que pessoas mal-intencionadas desenvolvam sites que possuem o mesmo visual que o original, alterando ou adicionando algumas letras para distrair ou confundir o usuário.

Esse tipo de ação é chamado de phishing, em tradução direta, pescaria. O objetivo é coletar dados e senhas do cliente e para isso são criados sites idênticos para enganar o usuário.

Mas, como podemos notar, é possível identificar a fraude pelo endereço do site. Na dúvida, entre em contato com a loja virtual, site ou busque mais informações pesquisando o nome do endereço.

 

Se este artigo te ajudou, compartilhe para seus amigos e curta nossa página no Facebook :D

Compartilhe esse post

Comentários (0)

Deixe um comentário