Afiliado, conheça seu público-alvo

Bem como conhecer o serviço ou produto que você está ofertando, é necessário conhecer bem o público a qual ele é direcionado e saber comunicar-se com ele adequadamente.

Dado o estado atual da economia, ter um mercado-alvo bem definido é mais importante do que nunca. Ninguém pode se dar ao luxo de querer atingir a todos. Os pequenos podem efetivamente competir com as grandes empresas, visando um nicho de mercado.

Muitas empresas dizem que seu público-alvo é "qualquer pessoa interessada em meus serviços". Alguns dizem que atacam proprietários de pequenas empresas. Todos esses objetivos são muito gerais.

Segmentar um mercado específico não significa que você esteja excluindo pessoas que não se enquadram em seus critérios. Em vez disso, a segmentação permite que você se concentre e invista em um mercado específico que é mais provável que compre de você do que outros mercados. Esta é uma maneira muito mais acessível, eficiente e efetiva de alcançar potenciais clientes e gerar negócios.

Com um público-alvo claramente definido, é muito mais fácil determinar onde e como comercializar os serviços e produtos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a definir seu mercado-alvo.

  • Descubra onde estão seus potenciais clientes. Acessam com frequência redes sociais? Quais tipos de grupos elas participam?
  • Que tipo de mídia eles estão mais costumados a consumir? Artigos em blogs? Videos no youtube? Tutoriais?
  • Qual o nível de instrução dessas pessoas? Que tipo de linguagem você deve utilizar com eles? Mais formal ou informal?
  • Que outros tipos de conteúdo podem despertar seu interesse? É relacionado?

Lembre-se, você pode ter mais de um nicho de mercado. Considere se sua mensagem deve ser diferente para cada nicho. Se você pode alcançar os dois nichos efetivamente com a mesma mensagem, então talvez você tenha quebrado seu mercado demais. Além disso, se você achar que há apenas 50 pessoas que se encaixam em todos os seus critérios, talvez você deva reavaliar seu alvo. O truque é encontrar esse equilíbrio perfeito.

Definir o seu mercado-alvo é a parte mais difícil. Depois de saber quem você está segmentando, é muito mais fácil descobrir quais mensagens e conteúdo serão mais efetivas. Em vez de enviar o mesmo e-mail marketing para todos, você pode enviá-lo apenas para aqueles que se adequam aos seus critérios. Economize dinheiro e obtenha um melhor retorno sobre o investimento ao definir o seu público-alvo.

Compartilhe esse post

Comentários (0)

Deixe um comentário