Documentação

Saiba mais sobre reputação de IP e como remover de blacklists

Manter uma boa reputação de um IP dedicado exige constante monitoramento de seu uso.

Os filtros anti-spam dos provedores de e-mail nem sempre refletem da mesma forma o comportamento que terão as bases enviadas, toda a performance de envio e recebimento de e-mails será obtida na reputação do endereço do IP Dedicado.

Como qualificar a reputação de seu IP Dedicado?

Higienização de listas – Sabe aquela longa lista de contatos que você utiliza para encaminhar e-mails marketing? Efetue a constante higienização dela, limpando contatos desnecessários, contatos inexistentes entre outros.

Se eu não realizar a Higienização destes contatos, o que ocorre?

Hard Bounces: são e-mails inválidos, inclui os que existiram ou deixaram de existir, este histórico de envio com erros vai direto para a reputação de seu IP Dedicado, podendo assim afetar toda a sua lista de contatos.
Soft Bounces: são e-mails válidos, mas que por algum motivo não puderam ser entregues. O motivo normalmente é que a caixa está cheia
Reclamações de SPAM: na grande maioria dos serviços de e-mails é possível marcar uma mensagem como SPAM. Isso indica que o usuário se incomodou e acredita que sua empresa não tinha o direito de enviar esse e-mail a ele.

Se eu trocar de IP Dedicado, a reputação vai melhorar?

Não, se as práticas de envio de e-mails continuam as mesmas, os resultados continuarão sendo não positivos, por este motivo é importante o cliente seguir as boas práticas de e-mail marketing e saber que a melhora leva um tempo para ser percebida.

Qual o tempo que os IP Dedicados são verificados pelas ISPs(Internet Service Provider)?

As ISPs monitoram a cada 24 horas, 7, 15 e 30 dias o tráfego de envios. Com isso, eles analisam o volume e qualidade das bases que estão sendo disparadas por um determinado IP. Estes períodos também são o fator chave da análise para avaliação da performance que está sendo obtida.

Como analisar a reputação e volume de e-mails enviada pelo meu IP Dedicado?

Você pode estar acompanhando pelo link da https://talosintelligence.com/reputation_center na qual mostra o tráfego de e-mails enviados pelo seu IP e também se o mesmo encontra-se em alguma Lista de SPAM(Black Lists).


Este artigo lhe foi útil?