Documentação

SPAM! Saiba o que é, como evitar e como agir para evitar a prática desta fraude.

O que é?
SPAM é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Isto é ILEGAL.
Se seu site não costuma receber atualizações ou manutenções de um programador, ele é uma potencial ferramenta de envio de SPAM, principalmente se possuir um formulário de contato, pois hackers costumam descobrir a senha do seu e-mail ou do formulário do seu site, e configuram seu e-mail em suas máquinas (hackers) para enviar mensagens a milhares de contas usando seu e-mail como se fosse você.
Por estas razões, manter sempre e-mails com senhas seguras e sites atualizados e desenvolvidos com qualidade são as melhores formas e evitar que este tipo de ação ocorra.

Como evitar?
Evitar esta prática ilegal está na grande maioria das vezes ligada a forma como o serviço é administrado pelo usuário. Por exemplo, é muito comum nos cadastrarmos em blogs, sites e outras páginas pela internet informando um e-mail e senha. Informarmos o e-mail no cadastro não tem problema, é natural. Mas evite cadastrar-se informando a mesma senha da conta de e-mail, coloque outra, pois caso a página seja má intencionada, seus administradores poderão utilizar seus dados para enviar SPAM na REDE, pois possuem seu e-mail e senha. 

Além disso, manter senhas fortes em suas contas de e-mails é outra forma de prevenir este problema, pois senhas fracas como sequencias de números, letras, datas de aniversários entre outras opções, são péssimas práticas.
Outro ponto importante, é manter uma atualização de senha constante, tenha um calendário de alterações onde periodicamente todas as suas senhas são alteradas :D.

Como agir nestes casos?
Quando a SAN identifica a prática de SPAM em seus servidores, imediatamente o respectivo serviço é Suspenso e o cliente é informado via ticket da situação.
O cliente por sua vez é responsável por retornar o contato solicitando a liberação do serviço de forma provisória para a correção do problema. Esta liberação provisória é pelo período de uma hora e caso o cliente não retorne o contato neste prazo informando a correção do problema, o serviço será novamente suspenso.

Este artigo lhe foi útil?

Powered by WHMCompleteSolution