Documentação

Que nível de RAID usar

RAID 0
RAID 0
Neste modo conseguimos um alto desempenho, e conseguimos somar unidades, exemplificando, com 2 unidades de 2TBs vamos conseguir 4TBs de espaço disponível. Além do ganho de espaço, este modo lhe dará a potência necessária quando o que você precisa é velocidade máxima.

Por que o RAID 0 é tão rápido? A modo de exemplo, cada disco mecânico em média poderá entregar 125 IOPS, neste nível de RAID, a performance dos discos é multiplicada pela quantidade de discos no Array, no nosso exemplo, a performance será 125x2=250 IOPS.

Porém, este ganho de performance tem uma penalidade, você não terá redundância de dados porque seus dados estão divididos entre dois discos, ou seja, se você perde um disco, perde toda sua informação.

RAID 1
RAID 1
Utilizando este nível de RAID, a capacidade será o tamanho de cada unidade, utilizando o exemplo anterior, de 2 discos de 2TBs, nosso volume terá 2TBs. Os dois discos estarão “espelhados”.

A diferença do RAID 0, que sacrifica a segurança em prol da performance e o espaço disponível, o RAID 1 sacrifica a performance e o espaço disponível em prol da segurança, não importa quantos discos físicos coloquemos no Array, o espaço disponível será o de uma das unidades.

A performance, colocando o exemplo de dois discos mecânicos cada um capaz de entregar 125 IOPS, é calculada da seguinte maneira, (125*2)/2 = 125IOPS de escrita, este nível tem um 50% de penalidade para operações de escrita, porém para leitura não há penalidade. Se tivéssemos mais discos, conseguiríamos um ganho de performance, porém o objetivo deste RAID não é entregar maior performance, e sim aumentar a segurança de informação.


Este artigo lhe foi útil?