Documentação

Como ativar a Autenticação Dkim e SPF para e-mails?

Autenticação de E-mail permite ao usuário efetuar a configuração Dkim e SPF para seus e-mails.

'DKIM: Permite que um e-mail possa ser validado por um destinatário, comprovando de forma inequívoca que a sua origem é realmente a que aparece nos cabeçalhos do e-mail. DKIM inclui um cabeçalho na mensagem com uma assinatura digital do conteúdo da mensagem. Isto quer dizer que esta assinatura é única para cada corpo e cabeçalho da mensagem. Ao enviar um e-mail, o servidor de destino faz uma pesquisa ao DNS do domínio do remetente e, se no campo “de” a assinatura DKIM está configurada, recebe a chave pública do domínio e a usa para descriptografar o valor da assinatura do campo do cabeçalho e recalcular o valor da assinatura para a mensagem (cabeçalho e corpo) que recebeu o e-mail. Estes dois valores devem corresponder e assim se comprova a autenticidade da mensagem.
  • Importante: O DKIM tem algumas desvantagens, como o consumo de recursos dos servidores (envolve a realização de processos de criptografia e processos de descodificação para cada e-mail, tanto para o emissor quanto para o receptor).
'SPF: (Sender Policy Framework) é um sistema que evita que outros domínios (endereços da internet) enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio. A verificação SPF baseia-se em verificar se o servidor que disparou a mensagem por determinado domínio está autorizado para isso. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP (servidor de e-mails) utilizado para enviar a mensagem, está autorizado na relação de IP's que respondem pelo domínio do remetente. Também informa se o domínio autoriza ou não que outros IP's fora desta relação enviem e-mails em seu nome.

1) Para configurar o serviço de Autenticação de e-mail acesse seu Painel de Controle, na seção E-mail clique em Autenticação.

2) Para ativar o DKIM e SPF clique em Ativar como mostra imagem a seguir.

3) Você ainda poderá criar configurações personalizadas.

Este artigo lhe foi útil?