Documentação

O que é IP Dedicado e quais suas vantagens

O que é?
Um IP dedicado (Internet Protocol) é um endereço de Internet único, dedicado exclusivamente a uma única conta de hospedagem ou a uma revenda de hospedagem quando for o caso. Isso significa que todas as ações do respectivo serviço ocorrerão sobre o IP Dedicado, como tráfego de e-mails e acesso ao site.

Vantagens do uso?
Ao optar pela utilização de IP Dedicado em seu serviço, o tráfego de e-mails e acesso ao site passam a responder neste IP Privado de uso exclusivo do cliente, minimizando as chances de ocorrerem bloqueios de seus e-mails em Black Lists, pois em IPs compartilhados mesmo que você não cometa nenhuma fraude, pode ser penalizado devido a problemas de reputação causados por outros usuários.

O uso do IP Dedicado também é muito importante para empresas que utilizam seu site para fazer integração via sistemas, lojas virtuais ou até mesmo para implementação de outros serviços, como o Certificado Seguro SSL.

Possíveis problemas que você poderá enfrentar:
Apesar das vantagens do IP Dedicado, eventualmente podem acontecer bloqueios em algumas Black Lists na internet. Na grande maioria das vezes estes bloqueios acontecem devido a práticas ilegais na rede, como envio de e-mails em massa ou tráfego de conteúdo suspeito. No entanto, se este não for seu caso, com certeza o bloqueio está ligado a falta de reputação do seu IP. Mas o que é isso?

Veja que um IP novo ainda não tem reputação, nem boa nem má, então pode ocorrer (não é regra) que ele caia em alguma lista negra, caso isso ocorra não se desespere, contate nossa Central de Atendimento através de um ticket informando a situação que nossa equipe irá analisar e solicitar o desbloqueio.

A reputação de um IP é construída à medida que você troca e-mails com outros usuários na rede, assim os servidores passam a "acreditar" uns nos outros, gerando confiança entre eles.

Então, ao adquirir um IP Dedicado, procure iniciar o uso com cautela, evite disparo de e-mails em massa nos primeiros dias, de tempo para que ele ganhe a confiança na rede e conquiste boa reputação.

É importante compreender que um IP Dedicado é de uso exclusivo de um determinado cliente, logo, este cliente é responsável por sua administração e controle, pois não poderá “culpar” outro usuário no servidor por sua má reputação. Compreendido isso, se o IP Dedicado for bloqueado em alguma Black List e o cliente recorrer a SAN Internet para desbloqueio, será uma satisfação ajudá-lo, porém, se o motivo do bloqueio estiver ligado a má reputação devido a práticas ilegais, você será cobrado por isso.


Este artigo lhe foi útil?