Anúncios

24 Julho 2020

Extinção de renovação/emissão dos Certificados SSL com validade de 2 Anos

A partir de Agosto/2020, as Certificadoras deixarão de realizar a emissão de Certificados TLS/SSL com a validade de 2(dois) anos. 

Essa alteração tem por objetivo melhorar a segurança, forçando a atualização das informações de cada certificado em períodos menores e assim garantir que os Certificados sempre estejam utilizando os padrões de criptografia mais recentes.

A Sectigo informa que todos os certificados emitidos a partir de 19/08/2020, serão emitidos para no máximo 1(um) ano.

Para os Certificados da Globalsign essa alteração terá início a partir de 01/09/2020.

Os certificados emitidos até as datas acima não serão afetados, o certificado continuará válido até a data de vencimento original. Você só não conseguirá renová-lo por mais 2(dois) anos.

Quais os motivos para essa alteração?

Uma decisão da Apple de limitar o período de validade que os seus dispositivos aceitarão a partir de 01/09/2020. Saiba mais em https://support.apple.com/pt-br/HT211025.

Após este anúncio da Apple, a Google e Mozilla também decidiram seguir esse padrão. Essa decisão acabou forçando que as Certificadoras se adequassem a esse novo prazo de validade.

Eu já tenho um certificado emitido para 2 anos e agora?

Os Certificados com validade de 2(dois) anos já emitidos não sofrerão nenhuma alteração, permanecerão validos até a data de expiração, porém as próximas renovações, serão de no máximo 1(um) ano.

Mudanças anteriores

Até 2015 era possível obter certificados com validade de até 5(cinco) anos, este período foi reduzido para 3(três) anos e em 2018 o ciclo de vida dos certificados já havia sido reduzido para 2(dois) anos.

Fonte:
- Globalsign https://www.globalsign.com/en/blog/maximum-ssltls-certificate-validity-now-one-year
- Sectigo https://support.sectigo.com/Com_KnowledgeDetailPage?Id=kA01N000000zFKp
- Digicert https://www.digicert.com/blog/position-on-1-year-certificates



Voltar