A SAN  está apoiando a Connepi 2018 que vai até novembro de 2018. O evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, é voltado à divulgação e ao fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação e extensão tecnológica desenvolvidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

A edição 2018 do congresso, que tem como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, trará muitas novidades para o público participante. Uma delas será o formato das atividades que fazem parte da programação científica.

 

De acordo com Márcio Vilar, presidente da Comissão Científica do evento, todas as sessões de pôsteres, bem como as sessões coordenadas orais, serão divididas por grande área de conhecimento. Estas últimas terão ainda uma miniconferência plenária de abertura, em cada sessão, ministrada por um pesquisador relacionado a essa grande área. “O mesmo raciocínio será aplicado aos minicursos que ocorrerão durante o evento, ou seja, haverá a realização de um minicurso por área de conhecimento”, pontuou Vilar.

 

Outra novidade a ser lançada pelo Connepi 2018 será um aplicativo, que poderá ser baixado pelos participantes para acesso durante o congresso. “O app vai oferecer ao congressista uma visão panorâmica da programação do evento, permitindo criar uma agenda de acordo com a área de atuação ou até ajustar a programação ao seu interesse científico”, explicou Márcio Vilar.

 

Paralelo ao congresso, será realizado ainda o Universo IF, que acontece dentro da programação do Connepi e é voltado para o estímulo ao empreendedorismo e à prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais.

 

O Universo IF será composto pelo Desafio de Ideias e pela Mostra Tecnológica. O primeiro agrega uma competição de ideias inovadoras entre os estudantes de toda a Rede. Já a Mostra Tecnológica será um espaço para exposição e apresentação de propostas, sejam elas produtos, protótipos, processos ou serviços, de caráter tecnológico inovador, que tenham, preferencialmente, a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, e que sejam desenvolvidos por estudantes e/ou servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

 

A infraestrutura Cloud da SAN hospeda a Plataforma Urupemba , uma plataforma desenvolvida para auxiliar o gerenciamento e auxiliar na tomada de decisões dos agentes públicos e ou privados vinculado à Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, por meio da gestão de conhecimento científico e tecnológico, gerado nas instituições de ensino e de pesquisa. 

 

Essa Plataforma objetiva ainda a disseminação eficiente do conhecimento produzido pela Rede IF, assim como também criação de base de dados relevantes e confiáveis para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), o monitoramento transparente das práticas de gestão e avaliação do conhecimento nas organizações, a sistematização dos resultados de pesquisa e tecnológicas em institutos, universidades e centros de pesquisa e a pesquisa-ação, como uma metodologia efetiva e eficiente para aprofundar a compreensão da produção científica, gerando dados primários confiáveis e passíveis de analises estatísticas aprimoradas.

 

O objetivo é validar o modelo com o máximo de eventos científicos, além de atender toda a demanda da Rede IF, composta por mais 40 unidades e aproximadamente 620 campos de ensino espalhadas pelo Brasil: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal.

 

Segundo Luciano Teixeira, CEO da SAN: as regiões Norte-Nordeste contam com quase 13% da carteira de clientes da SAN no Brasil e tem avançado com importantes iniciativas em pesquisa, ciência e tecnologia desenvolvidos por instituições públicas de ensino.  A SAN tem interesse no desenvolvimento da indústria de tecnologia nacional e está aberta a apoiar iniciativas nesse sentido. O Connepi certamente será um grande sucesso".

 

Saiba mais:

 

Connepi : http://connepi2018.ifpe.edu.br

SAN : https://www.saninternet.com  



3 Setembro 2018





« Voltar