No dia a dia de um freelancer uma coisa é certa, prospectar clientes é preciso. E como qualquer freelancer, você deve saber que a primeira etapa para impressionar qualquer cliente é ter um bom portfólio online.

O que é um portfólio online

Portfólio online

É um conjunto dos melhores trabalhos já desenvolvido por um profissional ou por uma organização, na maioria das vezes reunidos com a finalidade de apresentar sua experiência e capacidade produtiva.

Porque um bom portfólio online é tão importante para um freelancer?

O portfólio vai além de um currículo. Enquanto o currículo informa suas qualificações e experiência, o portfólio é a prova de que as qualidades que você diz ter são reais. Seus futuros clientes querem se sentir seguros de que o serviço que estão contratando poderá de fato ser entregue.

Imagina você realizando uma reunião com um potencial cliente, o que você diz oferecer é exatamente o que o cliente está precisando, porém o cliente ainda não está 100% confiante de que irá receber o que espera, de que forma você pode tranquilizar o cliente? Exato, com um portfólio.

O que deve conter o portfólio online de um freelancer?

Exiba os melhores trabalhos

Sabe aquele projeto que você sente orgulho de dizer que foi você quem fez? Aquele que deixou o cliente super satisfeito? Pois é, é importante que você mostre os seus melhores trabalhos, o que mais impressionará seus futuros clientes. E assim seu portfólio será de alto nível e proporcionará uma ótima experiência ao cliente.

Deixe claro qual é o seu foco

É muito importante você colocar os trabalhos que você goste e que estejam alinhados com o tipo de trabalho que você tem interesse em trabalhar. Tenha em mente a área que quer focar e assim não deixará o cliente confuso.

Estabeleça categorias

Para promover uma melhor navegação, deixe tudo mais simples, categorize os seus trabalhos. Tudo ficará mais fácil de encontrar e bem mais organizado.

Contato fácil e visível

A ideia de ter um portfólio é prospectar clientes. Então não esconda o seu contato! Sendo assim, não faça o seu cliente perder tempo, deixe visível o seu contato para que seus futuros clientes entrem em contato facilmente.

Depoimentos

Declarações de clientes contentes são muito bem-vindos. Isso irá reafirmar a qualidade de seu trabalho e comprovar que você é confiável. Sempre que puder, solicite a seus clientes mais engajados que faça um depoimento para você.

Como o freelancer pode ter um portfólio online?

Existem diversas plataformas onde você pode cadastrar seu portfólio, porém, entendemos que a forma de deixá-lo mais profissional e passar mais credibilidade é você registrando um domínio próprio. Dê preferência para o seu nome, mas caso não esteja disponível pode ser relacionado ao serviço que deseja prestar, exemplo: pablowebdesign.com.br.

Agora que você já possui um domínio, precisa de um local para hospedar sua página de portfólio. Caso você não tenha ainda um plano de hospedagens contratado pode contratar um plano básico para esse fim, pois essa página não exigirá muito recurso.

Pronto, você já tem tudo o que precisa para ter seu portfólio online. Agora que você sabe tudo o que deve conter em um bom portfólio, desenvolva a página, hospede-a e DIVULGUE-A.

Se gostou deste artigo, compartilhe para seu amigos, pois com certeza poderá ajuda-los também 😀