Se você possui um negócio, seus produtos e serviços provavelmente contam com uma marca e é por meio dela que sua empresa se diferencia no mercado. Entretanto, se você não tomou o cuidado de registrá-la, a exclusividade sobre o uso da sua marca está em risco.

Isso quer dizer que você pode, a qualquer instante, ver seus concorrentes reproduzindo ou imitando uma das coisas mais estimadas para a sua empresa, sem poder reivindicar nada.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental registrar sua marca, bem como, seu domínio na internet. Isso previne que outros façam uso do que é seu e ganhem em cima de seu trabalho e reputação no mercado.

Se você decidiu empreender, é preciso entender a importância do registro da sua marca e site. Afinal, isso pode evitar diversos problemas no futuro.

Porque e como fazer o registro de marca

O registro de marca te dá garantias contra o uso impróprio, resguardando sua empresa da concorrência desleal e atos de má-fé cometidos por terceiros. Ele traz valor para sua marca e permite que a sua ação no mercado seja bem mais segura. Isso sem contar na viabilização de transações comerciais nas quais a sua marca é o maior artifício de negociação.

O registro de marca ainda traz as seguintes vantagens:

  • Garante exclusividade de sua utilização em todo o país;
  • Impede a utilização de sinais idênticos ou semelhantes;
  • Possibilita licenciar seu uso, mediante remuneração;
  • Não há o risco de ser obrigado a mudar a marca ou suspender a sua utilização;
  • Fideliza a clientela ao servir de centro de referência e atração;
  • Garante o retorno no investimento em propaganda e marketing;
  • Permite a indenização se verificada a utilização indevida por terceiros;
  • Agrega a valor da marca em seu capital social.

O registro de marca é uma maneira de proteger sua empresa de fraudes. E o simples ato de iniciar o processo de registro já te garante uma série de direitos.

Registrando seu domínio na internet

Hoje em dia, o registro de seu domínio na Internet é tão importante quanto o registro da sua marca, já que a presença online se tornou essencial para qualquer negócio.

Um domínio nada mais é que um nome de fácil memorização e é utilizado para encontrar e identificar sites na Internet. É por meio deste endereço que seus clientes e parceiros terão acesso ao seu site, e-mails e outros dados da empresa.

Registrando o domínio, você previne que outras pessoas utilizem o nome de sua empresa na internet, lucrando em cima do seu trabalho e até mesmo aplicando golpes em seus clientes potenciais.

O processo para registro de domínio é muito simples. Pode ser feito por você mesmo, basta seguir os seguintes passos:

Acesse o site nosso site e verifique se o domínio que você deseja registrar já não está sendo usado por outra pessoa.

Como você percebeu, não é preciso ter um site para registrar seu domínio. Todavia, na atualidade, é fundamental investir na presença digital de sua empresa na internet. Marketing digital, perfis em redes sociais, site ou blog sempre atualizado alavancam vendas e facilitam a vida de seus clientes.

Então, após o registro do domínio, é aconselhável pensar na construção do site da empresa, ou pelo menos uma página simples de apresentação para que aqueles que estão à procura do seu negócio encontrem alguma informação.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude que mais pessoas entendam a importância do registro de marca e site para o seu negócio.