O registro de um domínio para o seu negócio, seja com o intuito de criar um site ou blog, é um passo muito importante e sua escolha irá impactar muito o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Com o intuito de te auxiliar na decisão, listamos abaixo 5 pontos que você deve considerar ao registrar um domínio para o seu negócio.

Opte por um domínio curto

TLDs de domínio

As mesmas práticas que são utilizadas para a criação de nomes de negócios servem também para a escolha de domínios.

O domínio deve ser um caminho rápido e simples de lembrar e por este motivo, você deve garantir que vai escolher algo curto e claro. Um domínio curto será de fácil memorização, simplicidade maior para falar e digitar. Endereços longos, geralmente caem no esquecimento e fazem com que os públicos não cheguem até você.

Você ainda terá possibilidade de divulgar sua marca em diversos meios de comunicação, como: cartão de visitas, assinatura de e-mail, em algum anúncio de revista etc.

Não utilize números nos domínios

A utilização de números na maioria das vezes não é bem compreendida. As pessoas que ouvem o endereço terão dificuldades de entender se está sendo usado um numeral ou escrito por extenso. Se você necessitar que isso seja incluído em seu domínio, registre as diferentes variações para fins de segurança.

O usuário também tem maior dificuldade para memorizar e digitar, ele não passa uma imagem profissional. Infelizmente há muitos sites de baixa reputação que utilizam está estratégia para ganhar visibilidade com palavras-chave e isso acaba prejudicando a imagem da empresa.

Opte por um domínio de fácil memorização

Procure não escolher domínio muitos longos e difíceis de escrever e falar. Escolha palavras de fácil memorização, entretanto nada adianta escolher um domínio curto se possuir palavras complexas.

O ideal é que o nome do seu site contenha no máximo três palavras. Fuja de caracteres especiais, como hífen, ou letras com acento. Busque também selecionar palavras bem conhecidas do seu público alvo.

Conhecer o público alvo do site ajuda bastante na escolha das palavras que vão compor o endereço.

Use palavras-chave do seu negócio

Use palavras-chave do seu negócio

Busque usar palavras-chave que tenham relação com seu mercado de atuação. Tenha cuidado para não escolher palavras que já estão sendo utilizadas demasiadamente.

Uma dica é utilizar ferramentas para auxiliar na hora na hora de registrar o seu domínio. Existem várias, mas recomendo a semrush.

Seja original

Este é um dos feitos mais complexos na escolha de um domínio, pois escolher um nome legal em todos os sentidos, disponível e original é um trabalho duro.

Faça pesquisas e analise de todas as possibilidades que combinam com o seu negócio. Cuidado para não violar nenhuma marca registrada! Lembrando que isso não inclui somente nomes de empresas, mas também de produtos registrados.

Se este artigo te ajudou, compartilhe para seus amigos, pois com certeza poderá ajuda-los também 😀